Desabafos

sábado, outubro 22, 2005

Por causa de uma vírgula

Parece mentira, mas aconteceu com um amigo meu. Vou preservar a identidade, embora ele preferisse que não, porque assim a namorada dele se convenceria de que ele estava dizendo a verdade. Sabem o que foi que aconteceu? O namoro dele terminou por causa de uma vírgula. Hahaha. Vitória para os amantes da língua, como eu, chato que vivo corrigindo todo mundo. Vou contar como foi.

Ele tem uma amiga na Junta Comercial, trabalham no mesmo setor. Pois essa menina, cujo nome também vou omitir, tem um namorado, digamos, ausente. Não que ele não compareça, no sentido metafórico da expressão, mas é que eles não se vêem todos os dias. Daí que esse meu amigo, que vive na casa da namorada – bem dizer tem duas casas, igual a Cabeção, quando namorava Amynha – todos os dias faz inveja àquela pobre moça, que não tem a mesma sorte dele.

Eis que um dia, cinco minutos antes de terminar o expediente, meu amigo, gaiato como sempre, diz para a colega, em tom de sacanagem:

“- Hoje eu vou buscar o meu amor na faculdade. Hahaha. Vou dar muito beijo na boca.”

A moça ficou possessa, e ficou na sala, terminando de organizar suas coisas, enquanto ele saía, sorrindo à toa, a menina o amaldiçoando.

xxxxxx

Algumas horas mais tarde, meu amigo estava na casa da namorada, como de costume. Beijo vai, beijo vem, quando, de repente, soa um apito no ar: “Piii!” Era o celular, acabara de receber uma mensagem. A namorada, claro, voou em cima do bichano para espiar a mensagem antes do seu amado. E ele, muito seguro de sua fidelidade, nem se importou.

Triste destino... Vou reescrever a mensagem, para que vocês possam ter a completa noção da situação, e concordar comigo quando dei aquele título que eu dei lá em cima:

“- Meu amor, vem me ver na faculdade. Hahaha. Vou dar muito beijo de boca!”

A namorada leu aquilo e não quis nem conversa: mandou meu amigo pra fora de casa, sem pabulação, vá simbora, seu cabra safado! E tome seu celular, seu sem-vergonha! E meu amigo lá, sem saber nem o quê nem pra onde. Ficou ainda uma meia hora ligando pra ela, batendo na porta, ligou pra mãe dela, pro pai, pro irmão... tudo sem êxito.

Foi quando lhe ocorreu ler a bendita mensagem. Correu os dedos pelo teclado do telefone, e lá estava. Ligou pra mim na mesma hora: “-Tchuco, ligue pra ela, fale com ela, diga que foi um erro de português, explique a ela...!” E eu, como vocês imaginam que eu fiquei? Igual a um pinto no lixo, claro! Desliguei o telefone, embolando de rir, liguei para minha mãe, trinta anos professora de gramática, rimos um bocado, ela colocou esse exemplo na prova do 1º ano, foi uma verdadeira farra gramatical: era pra ser sujeito, mas acabou sendo vocativo, só por causa daquela vírgula.

Vejam só! A vírgula, a vírgula! A colega separou “meu amor” do resto da frase com uma vírgula, parece uma coisa inocente, mas não foi, meu amigo que o diga, se vocês falassem com ele naquela hora... ele repetia, louco da vida: “uma vírgula, Tchuco, uma vírgula...!” Eu ria, só podia rir mesmo.

xxxxxx

Passado o momento de risadagem, ele já tinha me ligado mais uma três vezes, eu rindo que só um louco, nisso já haviam ligado a menina, o namorado da menina, meu amigo, minha namorada também já tinha ligado, olhe, muita gente já tinha ligada. Mas a namorada, irredutível. Somente após milhares de tentativas, ela me atendeu no celular, e eu passei a explicar o caso gramatical que tinha abalado seu namoro com meu amigo. Confesso que foi difícil convencê-la, citei Pasquale, citei Dummond, Napoleão Mendes, Fiorini, Bechara... Ensinei pra ela: “- Fulana, o que a menina quis dizer foi que o namorado dela estava indo vê-la na faculdade e ela ia dar muito beijo na boca dele.”

No final, ela fez que se convenceu, mas só engoliu, tinha que engolir. Afnal, contra fatos, não há argumentos. Especialmente contra a Gramática, todo mundo tá careca de saber, contra a Gramática, não há argumento. Por isso mesmo, fica a lição, como dizia minha mãezinha: “- Jovens, cuidado com a vírgula!”

[texto de Artur Malheiros, grande amigo, excelente escritor e, assim como eu, um neurótico por gramática]

1 Comments:

  • At outubro 24, 2005 10:35 AM, Blogger beto said…

    Ei CB, sou péssimo com virgulas...:(
    Um dos motivos pra eu escrever um blog é treinar meu português, sou ótimo em acentuação e é dificil eu errar a escrita de uma palavra, mas a pontuação é um lixo, sabe quando parece que vc pegou um saquinho de virgulas e jogou por cima do texto, na doida? Pois é... Eu acho até que vou me matricular num curso de redação e imprimir meus posts pro professor corrigir...hehehe
    Se vc ver algum erro por lá, pode me dizer...:))
    Muito massa o texto. Grande abraço.

     

Postar um comentário

<< Home